Projeto Pedagógico
Publicado: 08/07/2019 - 00:00
Última modificação: 05/06/2023 - 14:38
Ao longo de seus mais de 25 anos de existência, o curso de Arquitetura e Urbanismo da FAUeD passou por três versões do seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) – documento “cuja finalidade é enunciar as diretrizes, os propósitos e os procedimentos adotados para a formação de profissionais em uma determinada área do conhecimento e, consequentemente, para as ações político-pedagógicas do fazer universitário.” (Orientações gerais para elaboração de projetos pedagógicos de cursos de graduação. - 2. ed. - Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Pró-Reitoria de Graduação. Diretoria de Ensino, 2016).
O Projeto Pedagógico deve ser entendido como processo contínuo de trabalho com o conhecimento e como um instrumento de mediação e diálogo, tanto internamente, entre o corpo docente e discente, e entre estes e a Universidade, quanto externamente, ou seja, entre a universidade e a sociedade. A elaboração do currículo, por sua vez, torna-se um processo contínuo na medida em que é retroalimentado pelas experiências didáticas e pelas atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo corpo docente e discente. O Projeto Pedagógico prevê, deste modo, uma revisão periódica da matriz curricular que permita sua adaptabilidade, sem prejuízo dos conteúdos mínimos e dos requisitos necessários à formação profissional.
Cada um desses documentos foi fruto de inúmeras discussões e reflexões travadas pela comunidade envolvida com o curso (professores, técnicos e estudantes), das demandas e desafios relativos ao ensino de Arquitetura e Urbanismo no cenário atual, assim como das determinações legais que normatizam o ensino de Arquitetura e Urbanismo no país.
A última versão do Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo foi aprovada pelo Conselho de Graduação da UFU por meio da Resolução CONGRAD n. 102/2023, com previsão de implementação a partir do semestre letivo de 2023/1.
Os alunos ingressantes até 2022 não serão migrados para o novo currículo, portanto, continuarão sob vigência do PPC versão 2011.
Os dois documentos podem ser consultados nos links abaixo: